terça-feira, 28 de junho de 2011

Aterosclerose

O que é aterosclerose?
É uma doença que surge no interior das artérias, causando estreitamente dos diâmetros dos vasos e que diminui a circulação dos órgãos.
A aterosclerose envolve depósitos de matéria de gordura, células musculares, colesterol, cálcio e outras substâncias. Este depósito de gordura, chama-se Placa de Ateroma.
Esta placa de ateroma cresce lentamente ao longo dos anos e vai estreitando a artéria e reduzindo a sua elasticidade. O sangue que chega aos órgãos reduz-se, o que pode afetar o seu funcionamento.
A placa de ateroma pode predispor para a formação de coágulos de sangue e bloquear o fluxo sanguíneo.
A aterosclerose pode afetar as artérias do coração, cérebro, rins, outros órgãos vitais, braços e pernas.

O que é a placa de ateroma?
A placa de ateroma é um depósito de gordura que se forma e desenvolve no interior das artérias. Ela cresce silenciosa ao longo dos anos, surgindo possivelmente sintomas.

Quais são os sintomas da aterosclerose?
Doença que surge e agrava silenciosamente, isto é, sem sintomas enquanto não for suficientemente grave. Por isso deve ser prevenida desde a infância.
Só quando os vasos sanguíneos estão muito estreitos é que a aterosclerose provoca sintomas.
Os sintomas dependem da zona onde as placas estão localizadas e da região do corpo afetado.
Os sintomas desenvolvem-se lentamente e podem surgir com dor ou câimbras, por falta de oxigênio no local. Por exemplo, quando a pessoa anda a pé pode surgir dor na perna, ao fazer exercício pode surgir dor no peito (angina). O fornecimento insuficiente de sangue ao cérebro pode provocar tonturas e ataque isquêmico transitório (AIT), com sintomas semelhantes a uma trombose.
Se houver a formação de um trombo (coágulo de sangue) no cérebro ou no pescoço, pode surgir uma trombose, no coração pode ocasionar insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco; nos rins pode surgir elevação da pressão arterial e insuficiência renal.

O que provoca aterosclerose?
O crescimento das placas de ateroma e a perda da elasticidade das artérias afetadas vão reduzindo o seu calibre, ficando mais estreitas.
As situações que provocam a formação do ateroma são:
- tabagismo
- hipertensão
- diabetes
- obesidade
- colesterol elevado
- história familiar
- ser do sexo masculino (mais atingido)
- após a menopausa

Como se diagnostica a aterosclerose?
Através dos sintomas e de vários testes. Como por exemplo, eletrocardiograma, ecocardiograma e outros. Onde o angiograma que permite a visualização de fluxo de sangue através de artérias coronárias e das câmaras do coração, é um dos melhores métodos de diagnóstico.

Que doenças podem ser causadas pela aterosclerose?
- Doença cardíaca: como angina do peito ou infarto do miocárdio
- Doença cerebrovascular, trombose cerebral ou AVC
- Doença arterial periféria: resultando do estreitamento de outras artérias

Como se trata a aterosclerose?
Evitar o crescimento da placa de ateroma, através de estilos de vida mais saudáveis, como redução da ingestão de gordura, do colesterol, perder peso, atividade física, controle da pressão arterial, diabetes e abandonar o tabagismo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário