A Calcificação Patológica é a deposição anormal de sais de cálcio, juntamente com pequenas quantidades de ferro, magnésio e outros sais minerais nos tecidos. É um processo comum em várias condições patológicas.
Quando a deposição é local, em tecidos que estão morrendo, é chamada de Calcificação Distrófica; ela ocorre independente de alterações na Calcemia (níveis sanguíneos de cálcio) e na ausência de alterações no metabolismo do mineral. A deposição de sais de cálcio em tecidos normais é conhecido como Calcificação Metastática e quase sempre resulta da hipercalcemia secundária a algum distúrbio no metabolismo de cálcio.
Calcificação Distrófica
É encontrada em áreas de necrose, seja ela de coagulação, caseosa ou de liquefação, e em focos de necrose gordurosa enzimática. É praticamente inevitável nos ateromas da aterosclerose avançada. Ela também ocorre normalmente nas valvas cardíacas dos idosos ou danificadas, dificultando ainda mais a função.
Calcificação Metastática
Pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia. A hipercalcemia, por sua vez, também exacerba a calcificação distrófica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário