quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Abscesso, Celulite, Empiema ???


O pus é produzido em consequência de um processo de infecção bacteriana e constituída por leucócitos ou glóbulos brancos em processo de degeneração,plasma, bactérias e proteínas e elementos orgânicos.O excesso de pus pode levar a sérias consequências, como a formação de abscessos entre outros.

Abscesso
resulta de uma infecção local, por uma bactéria, que dá origem à produção e formação de pus, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório.

Celulite é uma inflamação das camadas mais profundas da pele provocada por bactérias (Estreptococos beta-hemolíticos do grupo A e Estafilococos aureus). Não pode ser confundida com a “celulite estética”, que acomete grande parte das mulheres e é causada pelo acúmulo de gordura, principalmente nos quadris e pernas. Apesar de ambas afetarem o tecido celular subcutâneo, têm causas, sintomas e gravidade totalmente diferentes.

Empiema é uma coleção de pus dentro de uma cavidade natural



Resumindo... :)
ABSCESSO: coleção de pus no tecido
CELULITE: pus espalhado

EMPIEMA: dentro da cavidade do corpo. Pus em cavidade natural



Inflamação


A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos.

-
inflamação aguda é caracterizada pelos fenômenos vasculares e exsudativos (possui curta duração: horas, dias)
- inflamação crônica é caracterizada pelos fenômenos proliferativos, com formação de fibrose (possui longa duração: anos, meses)



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Calcificação


A Calcificação Patológica é a deposição anormal de sais de cálcio, juntamente com pequenas quantidades de ferro, magnésio e outros sais minerais nos tecidos. É um processo comum em várias condições patológicas.

Quando a deposição é local, em tecidos que estão morrendo, é chamada de Calcificação Distrófica; ela ocorre independente de alterações na Calcemia (níveis sanguíneos de cálcio) e na ausência de alterações no metabolismo do mineral. A deposição de sais de cálcio em tecidos normais é conhecido como Calcificação Metastática e quase sempre resulta da hipercalcemia secundária a algum distúrbio no metabolismo de cálcio.

Calcificação Distrófica

É encontrada em áreas de necrose, seja ela de coagulação, caseosa ou de liquefação, e em focos de necrose gordurosa enzimática. É praticamente inevitável nos ateromas da aterosclerose avançada. Ela também ocorre normalmente nas valvas cardíacas dos idosos ou danificadas, dificultando ainda mais a função.

Calcificação Metastática

Pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia. A hipercalcemia, por sua vez, também exacerba a calcificação distrófica.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pigmentação


É o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo.
Tipos:
- exógena: pigmentos são de origem externa ao organismo
- endógena: formada a partir de pigmentos naturais do corpo

Exemplos de pigmentação:
  • tatuagem
  • argíria: pigmento por sais de prata
  • siderose: pigmento por óxido de ferro
  • bismuto: comum para terapia de sífilis
  • saturismo: pigmento por sais de chumbo...
Esses e vários tipos de pigmentação também são ocasionadas por inalação de poluição do ar, de poeira, gerando alterações pulmonares, pessoas que trabalham em indústrias (ex: ocasionando uma antracose - carbono no pulmão e linfonodos e pneumoniose do trabalhador do carvão, etc)